Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os homens por trás das adaptações - O roteirista

Uma Característica marcante nas Obras de Rowling é a de que a série tem uma estrutura engenhosamente planejada. É assombroso perceber como desde a ‘Pedra Filosofal’ até ‘As Relíquias da Morte’ os acontecimentos e os fatos se entrelaçam de forma concisa e sem falhas. Só grandes escritores conseguiram a proeza de criar um mundo tão grande e consistente; Vale citar Julio Verne ou Agatha Christie como uns dos poucos que atingiram esse mesmo nível de ‘organização literária’. Mas aí entra uma questão intrigante: Como construir oito roteiros diferentes que sejam dignamente fiéis a essa coesão das obras de Rowling? Como não pecar contra os livros da série?

Essa missão coube a alguns cineastas e principalmente ao roteirista Steve Kloves, que trabalhou em sete dos oitos filmes da saga.  Kloves contou em uma entrevista que enviou um e-mail para Rowling e perguntou “quais eram as 12 utilidades para o sangue de dragão" e em 30 segundos ela respondeu com todos elas. Isso é prova da cumplicidade entre os dois. “Eu levo minhas idéias a Jo”, ele disse certa vez, e prosseguiu:“No dia em que a conheci, ela me disse: ‘eu sei que os livros não podem ser o filme. Tudo o que quero é que seja fiel aos personagens. ’ E foi o que conseguiu. Os personagens foram apresentados de forma intensa e fiel às obras.

Steve também confessou que errou ao achar que Hermione Granger fosse morrer. Diz também ter dado pouca atenção a Dobby, e aí foi um momento em que J. K. Rowling interferiu e pediu para que ele revisasse o texto.

O ‘Prisioneiro de Askaban’ é ainda hoje considerado uma das melhores adaptações do roteirista. Isso se enxerga na forma como ele moldou ao seu próprio modo a brincadeira de Rowling com o gira tempo e o enlaçamento do presente com o passado; Ou o embate entre Trelawney e Hermione, uma disputa entre o místico e o racional.


2 comentários:

  1. Velton Clarindo
    oi
    de BLOGGGG NOVO

    QUE MARAVILHAAAAAAAAAA//

    BOA TARDE E SUCESSOOOOOOOOOOOOO//
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, Obg.

    Estou feliz que esteja
    seguindo essa nossa blogosfera.
    estamos ainda engatinhando, mas vamos avançar.

    Um Abç.

    ResponderExcluir