Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Os homens por trás das adaptações - O roteirista (continuação)

Embora seja responsável por parte muito relevante do trabalho de adaptação da série para o cinema, o roteirista Steve Kloves não aceitou receber os créditos sozinho. Ele atribui aos diretores o papel de maiores pilotos no voo de sucessos dos longas. Há alguns anos, se referindo a Chris Columbus, diretor dos dois primeiros filmes, e a Alfonso Cuarón, diretor do aclamado ‘Prisioneiro de Askaban’, o roteirista disse aos fãs: 

“Não se confundam: esses são filmes de diretores… Um diretor realmente tem que chegar e assumir o controle. Não muito tempo atrás, Alfonso disse que trabalhar comigo em Azkaban foi um pouco como se sentar em uma sala e sonhar… O que ele tinha dito antes era, ‘Vamos sonhar aqui: não vamos nos preocupar em como fazer ou o texto literal. Vamos começar e ver para onde iremos e que caminhos podemos seguir. ’"

‘A Ordem da Fênix’ é o único filme que Steve Kloves não roteirizou, o que para uns foi uma lastima. Michael Goldenberf foi o roteirista da prestigiada adaptação de ‘Peter Pan’ e o escolhido para criar o roteiro – convidado pelo próprio diretor David Yates. A ‘Ordem da Fenix’ é de longe um dos livros com mais conteúdo e uns dos favoritos de grande parte dos leitores. Portanto, era um trabalho que não podia falhar. E apesar de ter seus pontos positivos, periodicamente o filme é alvo da crítica por sua falta de estruturação e pelas omissões de cenas importantes.

Pelo visto, para se alcançar filmes à altura dos livros, foi preciso considerável intimidade com a ambientação desse mundo, noção da profundidade da obra e bastante criatividade. De tudo que poderia ser dito, o que realmente vale é o fato de que hoje a série é um sucesso tanto nas livrarias quanto nos cinemas. De forma geral, as adaptações ganharam a simpatia dos fãs e a atenção dos críticos.  

Um comentário:

  1. Hey! Eu estou passando aqui para retribuir a sua visita ao meu blog.^^
    Muito sucesso para o seu blog!
    Kisu!

    ResponderExcluir